terça-feira, novembro 04, 2008

ORNETTE COLEMAN

Está de regresso um dos maiores compositores de Jazz de todos os tempos. Ornette Coleman traz a Portugal o concerto baseado no seu mais recente trabalho «Sound Grammar», obra-prima absoluta que lhe valeu um Pulitzer em 2007.

Em 1958, com o álbum de estreia «Something Else», Ornette Coleman mostrou ao mundo uma nova abordagem e nunca mais o jazz seria ouvido da mesma maneira. Alguns críticos chamaram-lhe «free jazz», mas Coleman rejeitou a definição argumentando que a sua música requer demasiada preparação para lhe chamar «Free».

45 discos depois, Ornette Coleman recebe o «Grammy» de carreira, o mais alto galardão oferecido a um músico. Para além desta honrosa distinção, Coleman ainda recebeu o prémio «Living Legend» em Washington e a «Texas Medal of the Arts» no Texas. Na última cerimónia da entrega dos Prémios Jazz 2007 em Nova Iorque, o virtuoso americano recebeu mais 4 prémios: álbum do ano, músico do ano, melhor ensemble e alto saxofonista do ano.

A crítica e público aplaudem entusiasticamente cada trabalho de Ornette Coleman e os seus concertos são sempre inesquecíveis. Em Portugal faz-se acompanhar por Tony Falanga no baixo, Denardo Cohen na bateria e no baixo eléctrico vai estar Al Macdowell, um ensemble de luxo com destaque para a presença do seu filho Denardo.

Ornette Coleman é um génio, a sua música continua a quebrar barreiras e cada actuação é uma nova forma de ouvir jazz. Em Lisboa vai actuar na Aula Magna a 5 de Novembro, no Porto o concerto está marcado para o Coliseu no dia 7 de Novembro.

2 Comments:

Anonymous wholesale jewelry said...

how can you write a so cool blog,i am watting your new post in the future!

11:07  
Anonymous googler said...

cheap handbags
evening handbag
handbags online
ladies handbag
luxury handbag

17:21  

Enviar um comentário

<< Home