sexta-feira, março 07, 2008

TORD GUSTAVSEN TRIO | Portugal Tour

«Aqui o jazz é desconstruído para depois ser reconstruído numa sonoridade maravilhosa. Mágico.» Oxford Times

Num regresso há muito aguardado, o pianista norueguês Tord Gustavsen faz-se acompanhar em Portugal pelo baixista Harald Johnsen e pelo baterista Jarle Vespetad.

O Jazz contemporâneo deste trio tem impressionado os críticos, que não hesitam em considerar o grupo como uma das grandes revelações da década. Tord Gustavsen traz na bagagem os seus últimos trabalhos, «Changing Places», «Ground» e o mais recente «Being There», trilogia marcada por uma sonoridade minimalista, capaz de transportar o ouvinte para universos oníricos onde as palavras dão lugar a notas musicais.

Ao vivo, o espectador poderá presenciar a mestria da interpretação e absorver melodias de rara beleza. Quando o concerto terminar não quererá voltar à terra.


Tord Gustavsen – Piano
Antes de ter uma carreira em nome próprio, Tord Gustavsen já era uma importante figura na cena jazz escandinava. Tord integrou projectos com alguns dos melhores intérpretes noruegueses como Silje Nergaard, Siri Gjære, Kristin Asbjørnsen e Maria Roggen. A história do jazz ganha outra dimensão com a criatividade de Tord Gustavsen e a sua música acaba por, inevitavelmente, atravessar fronteiras. Hoje é considerado pela crítica a grande revelação do jazz contemporâneo.

Harald Johnsen – Contrabaixo
Herald é um músico multifacetado dentro do panorama jazzístico norueguês e tanto domina o be-bop e cool jazz como integra projectos mais arrojados de «avant-garde». Herald Johnsen tocou com nomes importantes no seu país, tais como Bjørn Johansen, Sigurd Køhn, Christian Reim, Jan Erik Kongshaug e Silje Nergaard. No Tord Gustavsen Trio tem um papel importante não só pela sua influência natural como intérprete de contrabaixo, mas também pela sua presença vocal em determinados momentos da composição.

Jarle Vespetad – Bateria
Jarle Vespatad tem sido uma referência no jazz escandinavo dos últimos anos e a sua experiência tem sido fundamental para o desenvolvimento de projectos importantes como os célebres Farmers Market, Supersilent e Silje Nergaard Band. A sua técnica é reconhecida, domina com facilidade os diferentes ritmos e interpreta com mestria o minimalismo do Tord Gustavsen Trio.

ABRIL
09 Lisboa Teatro Mundial (concerto EXTRA dia 10)
12 Guimarães Centro Cultural Vila Flor
13 Porto Casa da Música

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

08:23  
Anonymous Anónimo said...

i agree your idea ! very nice blog

11:07  

Enviar um comentário

<< Home