sábado, setembro 15, 2007

SEU JORGE em Portugal | Novembro 2007


«América Brasil», o mais recente trabalho de Seu Jorge, dá o mote para uma digressão que não podia deixar de passar por Portugal, tal é a popularidade do artista no nosso país.
A Mandrake tem acompanhado com atenção o percurso do cantor brasileiro e volta a apresentar uma série de espectáculos que percorrerão, em Novembro, as cidades do Porto (dia 1), Estarreja (dia 2), Guimarães (dia 3), Portalegre (dia 9) e finalmente Lisboa, no dia 12.

Seu Jorge traz na bagagem ritmos funk, soul, pop, samba, muito samba e, para a ajudar à festa, o músico faz-se acompanhar de uma banda com 16 elementos, todos eles excelentes instrumentistas que, dificilmente, deixarão o público ficar muito tempo sentado.
Seu Jorge pisca um olho à MPB mas é no samba que vai buscar toda a sua inspiração e motivação para compor cada vez mais e melhores canções. Para Seu Jorge não é difícil conciliar Zeca Pagodinho e Stevie Wonder. É no cruzamento de sonoridades e sentimentos que está a verdadeira música de Seu Jorge. Funk e samba nunca soaram tão bem até ao aparecimento de Seu Jorge em 2001 com o disco «Samba Esporte Fino».

A sua música foi sendo cuidadosamente trabalhada e, em 2004, lança no mercado internacional o sublime «Cru», um disco impressionante, que para além de ter sido muito bem recebido pela crítica e pelo público, chegou aos ouvidos de Wes Anderson, conceituado realizador de Hollywood que prontamente convidou Seu Jorge a participar no filme «Um Peixe Fora de Água», ao lado de figuras como Bill Murray, Cate Blanchet e Willem Dafoe. Seu Jorge foi o responsável pela banda sonora e ainda deu uma «perninha» na representação, arte que também domina, não tivesse sido ele «Mané Galinha» em «Cidade de Deus» de Fernando Meirelles. A banda sonora do filme foi um sucesso e os temas de David Bowie interpretados por Seu Jorge receberam os melhores elogios. Começava a ganhar forma um culto na Europa à volta do cantor. O trabalho de Seu Jorge, enquanto actor, teve outro momento alto com o seu papel de Massu no filme «Casa de Areia» de Andrucha Waddington, no qual trabalhou com nomes consagrados como Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.

Na carreira de Seu Jorge são muitas as situações em que o cantor colabora com outros artistas e, se antes de actuar em nome próprio fez parte dos Farofa Carioca, depois do seu primeiro disco, em 2001, participou em trabalhos de Marcelo D2, Clube do Balanço, DJ Marcelinho da Lua, Ana Carolina e Olivia Byington.
No álbum homónimo «Olivia Byington», lançado em Portugal em 2006, Seu Jorge colabora no surpreendente tema «Na Ponta dos Pés», um samba com letra de Tiago Torres da Silva e música de Olivia Byington.

Seu Jorge cresceu nas ruas do Rio de Janeiro, capital mundial do samba. Ali viveu o ambiente das escolas de samba, dos bailes na favela e da «batucada» popular, experiências que marcaram o cantor e que hoje são parte integrante da maioria dos temas.
Assim como Pelé cresceu com a bola, Seu Jorge cresceu com a música.
Seu Jorge faz música com o coração.
A tristeza neste músico transforma-se em alegria num simples estalar de dedos.

Depois do sucesso alcançado na digressão com Ana Carolina, com quem gravou «Ana & Jorge», um disco «Live», Seu Jorge está de regresso aos palcos na primeira pessoa. Para além da apresentação do novo álbum, poderemos sempre contar com a interpretação dos temas que já fazem parte da história da nova música brasileira, tais como «Carolina», «Mania de Peitão», «Te Queria», «Hagua» «Tive razão», entre muitos outros.
NOVEMBRO
01 - PORTO - Casa da Música
02 - ESTARREJA - Cine Teatro de Estarreja
03 - GUIMARÃES - Centro Cultural Vila Flor
07 - PORTO - Casa da Música ** concerto extra**
09 - PORTALEGRE - CAEP - Centro de Artes e Espectáculos
12 - LISBOA -
Coliseu dos Recreios (1º parte: JP Simões)

5 Comments:

Blogger filipe josé carvalho said...

SEU JORGE!
Altamente recomendável o "Life Aquatic", onde ele fez versões em "brasileiro" de canções de Bowie.
A não perder!

18:51  
Blogger Freelance News said...

Bom dia,

Foi publicado em www.freelancenews.blogspot.com/ um artigo sobre o artista brasileiro Seu Jorge.

Pela Equipa da Freelance News,

Daniela Costa

12:53  
Anonymous Anónimo said...

devia ter ido a évora

19:57  
Anonymous costume jewelry said...

I like your blog

11:07  
Anonymous splendid said...

vuitton handbags
louis vuitton
hermes
hermes kelly bag
hermes bags

17:22  

Enviar um comentário

<< Home