terça-feira, março 17, 2009

MARIA JOÃO QUADROS | FADO MULATO

Com Fado Mulato, Maria João Quadros conquistou definitivamente o público e a crítica. Agora, com produção da Mandrake, inicia-se uma digressão que terá o seu ponto alto no Coliseu dos Recreios, no dia 28 de Maio.

Maria João Quadros é, há muitos anos, figura de proa no meio fadista. Nos retiros e nas casas de fado, Maria João foi construindo, noite a noite, um prestígio que a coloca actualmente entre as mais importantes figuras do Fado. Foi esse prestígio que permitiu que compositores brasileiros de primeira linha se reunissem à sua volta para fazer um disco de "fados" que juntasse o melhor da canção portuguesa com o melhor da música popular brasileira. Seduzidos pela emissão da sua voz que é absolutamente única e rara, mesmo no meio do fado, e pela sua alma onde o fado é soberano, Ivan Lins, Francis Hime, Zeca Baleiro, Chico César, Olivia Byington, entre muitos outros, deitaram mãos à obra a esta tarefa de fazer fados para uma fadista castiça e verdadeira.

Este encontro tão feliz exige uma celebração. Celebração que congrega a música de Portugal, do Brasil, mas também da música africana, ou não fosse Maria João Quadros natural de Moçambique. Essa celebração ocorrerá no palco do Coliseu dos Recreios, no dia 28 Maio.

Será uma oportunidade rara e irrepetível de assistir, por um lado, ao fado mais verdadeiro, cheio de sangue e alma, herdeiro directo dos grandes nomes do fado com quem Maria João conviveu e, por outro lado, de escutar toda a modernidade que este novo disco anuncia, com instrumentistas modernos, harmonias elaboradas, melodias que, rapidamente, se tornarão em clássicos.

Pelo palco do Coliseu, Maria João passear-se-á pela música de vários países de expressão portuguesa, com especial destaque para Portugal, Brasil, Cabo Verde e Moçambique, consciente que está de que o fado é uma coisa muito séria que não se esgota nas nossas fronteiras mas antes se espraia e reinventa por todo o mundo de língua portuguesa.

Digressão Fado Mulato | Maria João Quadros ao vivo

22 de Maio – Centro de Artes – Sines
28 de Maio – Coliseu dos Recreios – Lisboa
29 de Maio – Casino – Figueira da Foz

LISBOA - 28 de Maio - Coliseu dos Recreios

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu conheço a Maria João, ela é sensacional, como fadista e como pessoa. Estou ansiosa pelo seu espectáculo no Coliseu.

Um bem-haja!

05:37  
Anonymous Maria Alexandra said...

Estive no Coliseu! Foram as duas horas e tal, mais rápidas que tive nos últimos tempos. Quando me apercebi que estava a terminar fiquei com muita pena, continuaria ali, a assistir por tempo indeterminado, a mais espectáculo, a mais voz, a mais cor, a mais presença, a mais movimento e atrever-me-ia a dizer, mais sensualidade! Maria João Quadros é um palco cheio, uma voz incomparável.

16:21  
Blogger dOtruk said...

Salve Mandrake! estou reunindo todas as participações que a cantora Olivia Byington fez em discos de colegas...e só está me faltando a participação que ela fez neste CD de Maria João Quadros...voce gostaria de colaborar com esta ideia/este projeto..me enviando apenas a faixa em que Byington comparece?
Agradeço!
Cordialmente,
Markut dOtruk

17:52  

Enviar um comentário

<< Home