segunda-feira, setembro 07, 2009

SEU JORGE REGRESSA A PORTUGAL!

Seu Jorge está de volta para dois concertos, em Lisboa e no Porto e traz na bagagem América Brasil, disco com o qual arrecadou o Grammy Latino na categoria MPB. O cantor brasileiro ultrapassou as fronteiras brasileiras e conquistou o Mundo com o samba do século XXI. Depois de actuar no mítico Hollywood Bowl, em Los Angeles, palco habituado a receber os melhores artistas do Planeta, Seu Jorge dá um grande concerto no Campo Pequeno, em Lisboa, no próximo dia 9 de Outubro e actua no dia seguinte no Coliseu do Porto. Em palco, Seu Jorge faz-se acompanhar por 12 fantásticos músicos, uma galera que faz de cada concerto uma festa inesquecível. Samba, rock, funk, soul, pop e MPB fazem parte da fórmula mágica que deixa as plateias em delírio.


Seu Jorge pisca um olho à MPB, mas é no samba que vai buscar toda a sua inspiração e motivação para compor cada vez mais e melhores canções. Para Seu Jorge não é difícil conciliar Zeca Pagodinho e Stevie Wonder. É no cruzamento de sonoridades e sentimentos que está a verdadeira música de Seu Jorge. Samba e funk nunca soaram tão bem até ao aparecimento de Seu Jorge em 2001 com o disco Samba Esporte Fino. No ano seguinte o disco Carolina viria a confirmar o talento de Seu Jorge para escrever e interpretar canções.

A sua música foi ganhando cada vez mais força e, em 2004, lança no mercado internacional Cru, um disco sublime que chegou aos ouvidos de Wes Anderson, conceituado realizador de Hollywood que prontamente convidou Seu Jorge a entrar no filme Um Peixe Fora de Água, ao lado de figuras como Bill Murray, Cate Blanchet e Willem Dafoe. Seu Jorge participou na banda sonora e representou a personagem Pelé dos Santos. Depois de Mané Galinha em Cidade de Deus de Fernando Meirelles, o artista carioca voltava a surpreender na 7ª arte.

Seu Jorge participou em trabalhos de Marcelo D2, Clube do Balanço, DJ Marcelinho da Lua, Ana Carolina, Olivia Byington, Thievery Corporation entre muitos outros. Depois do aclamado América Brasil (vencedor Grammy latino), disco que conquistou o público e a crítica em 2008, o artista brasileiro está de volta aos palcos com alguns temas novos.

A última passagem de Seu Jorge por Portugal, em 2007, está bem presente na nossa memória: salas esgotadas de norte a sul do país, público em delírio, crítica rendida ao talento deste fabuloso artista. Houvesse mais disponibilidade de agenda, mais salas esgotariam. Certamente.



Campo Pequeno | Lisboa | 9 de Outubro |Preços: 22 a 33 euros

Coliseu do Porto | Porto | 10 de Outubro | Preços: 27 a 29 euros

Horário: 21h30