PEDRO JÓIA E ORQUESTRA DE CÂMARA MERIDIONAL

Pedro Jóia, vencedor do Prémio Carlos Paredes 2008 pelo seu magnífico trabalho em «À Espera de Armandinho», sobe ao palco do São Luiz com a Orquestra de Câmara Meridional para um concerto onde revisita composições de Carlos Paredes e Armandinho, originalmente criadas para guitarra portuguesa mas que Pedro Jóia adaptou magistralmente para a sua guitarra clássica. Para além destas belíssimas interpretações, poderemos ouvir temas originais de Pedro Jóia e Paco de Lucía, nome maior da guitarra flamenca.
A obra de Pedro Jóia, reconhecida em todo o mundo, é marcada por uma grande paixão: a guitarra flamenca. Os ritmos ibéricos e mediterrânicos fazem parte do seu brilhante repertório e a música de Paco de Lucía sempre foi, e ainda é, fonte de inspiração. O virtuoso guitarrista é acompanhado em palco por uma orquestra de 14 elementos com todos os arranjos a seu cargo. Violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flauta e percussão, produzem uma sonoridade com base magrebina que magistralmente se dilui em harmonizações mais europeias, mais flamencas.
Com cinco discos editados em nome próprio, Pedro Jóia viveu entre 2003 e 2006 na cidade do Rio de Janeiro, onde colaborou intensamente com o cantor Ney Matogrosso e muitos outros nomes grandes da música brasileira, como Elba Ramalho, Simone, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, entre outros, tendo também realizado inúmeros recitais de guitarra no Brasil. De regresso a Portugal, em 2007, editou o seu último disco, «À Espera de Armandinho», que consiste na interpretação de transcrições para guitarra clássica de obras originais compostas para guitarra portuguesa por Armandinho, considerado o pai da guitarra portuguesa.
13 DE ABRIL NO TEATRO MUNICIPAL SÃO LUIZ EM LISBOA
Preçário:
Camarotes de 2ª Ordem – 10 euros
Camarotes de 1ª Ordem | Lateral | 2º Balcão – 12 euros
2ª Plateia | Frisas – 15 euros
1ª Plateia | 1º Balcão | Camarotes de 1ª Ordem | Central – 20 euros
Horário : 21H00
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home