quinta-feira, março 18, 2010

PEDRO JÓIA E ORQUESTRA DE CÂMARA MERIDIONAL

Depois do sucesso alcançado na Casa da Música e no Centro Cultural de Belém em 2009, Pedro Jóia volta aos grandes palcos acompanhado pela Orquestra de Câmara Meridional. Ricardo Ribeiro, fadista reconhecido internacionalmente pela sua participação no filme Fados de Carlos Saura, subirá ao palco para interpretar alguns temas.

Pedro Jóia, vencedor do Prémio Carlos Paredes 2008 pelo seu magnífico trabalho em «À Espera de Armandinho», sobe ao palco do São Luiz com a Orquestra de Câmara Meridional para um concerto onde revisita composições de Carlos Paredes e Armandinho, originalmente criadas para guitarra portuguesa mas que Pedro Jóia adaptou magistralmente para a sua guitarra clássica. Para além destas belíssimas interpretações, poderemos ouvir temas originais de Pedro Jóia e Paco de Lucía, nome maior da guitarra flamenca.
A obra de Pedro Jóia, reconhecida em todo o mundo, é marcada por uma grande paixão: a guitarra flamenca. Os ritmos ibéricos e mediterrânicos fazem parte do seu brilhante repertório e a música de Paco de Lucía sempre foi, e ainda é, fonte de inspiração. O virtuoso guitarrista é acompanhado em palco por uma orquestra de 14 elementos com todos os arranjos a seu cargo. Violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flauta e percussão, produzem uma sonoridade com base magrebina que magistralmente se dilui em harmonizações mais europeias, mais flamencas.

Com cinco discos editados em nome próprio, Pedro Jóia viveu entre 2003 e 2006 na cidade do Rio de Janeiro, onde colaborou intensamente com o cantor Ney Matogrosso e muitos outros nomes grandes da música brasileira, como Elba Ramalho, Simone, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, entre outros, tendo também realizado inúmeros recitais de guitarra no Brasil. De regresso a Portugal, em 2007, editou o seu último disco, «À Espera de Armandinho», que consiste na interpretação de transcrições para guitarra clássica de obras originais compostas para guitarra portuguesa por Armandinho, considerado o pai da guitarra portuguesa.



13 DE ABRIL NO TEATRO MUNICIPAL SÃO LUIZ EM LISBOA

Preçário:


Camarotes de 2ª Ordem – 10 euros

Camarotes de 1ª Ordem | Lateral | 2º Balcão – 12 euros

2ª Plateia | Frisas – 15 euros

1ª Plateia | 1º Balcão | Camarotes de 1ª Ordem | Central – 20 euros


Horário : 21H00